Atire a primeira pedra quem nunca pensou naquele Natal bem diferente do vivido pelos brasileiros, aquele Natal dos filmes estrangeiros, com muita neve e roupas de inverno. Planejando direitinho e dando duro para chegar ao orçamento necessário é possível concretizar o desejo e viver uma nova perspectiva sobre essa data tão significativa independente da cultura e crença de cada pessoa. Os destinos fora do Brasil são os que mais impressionam, mas os roteiros no País não deixam nada a desejar em encantamento e atrações. Por isso, dividimos esse material especial em três: destinos na Europa, nos EUA e no Brasil. Começamos aqui com os mais distantes, mas não deixe de ler o próximo artigo para conhecer os encantos da época também na América do Norte e nos trópicos brasileiros.
Destinos internacionais no Natal – Europa
Paris (França):
A partir de dezembro o turista já pode ter a sorte de ver neve nas ruas da cidade da luz como é conhecida a capital francesa. Mas mesmo que não tenha essa experiência, não tem como ficar triste com um Natal em Paris.
Nessa época, são mais de 15 mercados com tema Natalino na metrópole, que vendem desde artesanato até delícias de produção local. Entre os principais destinos estão o La Magie de Noël, no Jardim Tuileries e o Paris Notre-Dame, na Praça Viviani.
Passear as margens do Sena é uma experiência mágica: os principais pontos turísticos ganham iluminação especial e decoração natalina. Entre as atrações a serem apreciadas a pé, de bicicleta ou em um passeio de barco, estão a direita o Jardim do Trocadero, o Grand Palais, o Petit Palais, o Jardim das Tulherias, o Museu do Louvre, entre outros locais. Já na margem esquerda, estão a Torre Eiffel, o Palácio dos Inválidos, e o Museu d’Orsay. Na Île de la Cité, estão a Catedral de Notre Dame, a Sainte-Chapelle e o palácio medieval chamado Conciergerie.
Aproveite e pare a cada esquina para apreciar os café e bistrôs com incrível variedade de doces, chás e cafés que explicam parte do encantamento mundial pela confeitaria francesa.
Ao lado da Torre Eiffel, há uma pista de patinação com cadeiras deslizantes e aluguel de patins para quem já domina o esporte.
Por ser inverno, fica ainda mais convidativa uma noite cultural: opte por uma das casas de espetáculo de ópera como o Palais Garnier e a Opéra Bastille.
Londres (Inglaterra):
As pistas de patinação abrem desde o final de outubro. Neste mesmo período lojas, casas e ruas começam a receber luzes e enfeites alusivos ao Natal, mas nunca é igual ao ano anterior já que um novo tema é adotado a cada período. Em novembro é montado o Mercado de Natal em Southbank e o Mercado de Natal Winter, no Wonderland no Hyde Park, com um parque de diversões, outras pistas de patinação e barraquinhas com artigos típicos e comidinhas quentes.
Todos os anos, no início de dezembro, acontece a cerimônia de acendimento das luzes da árvore de Natal. O pinheiro é recebido desde 1947 da Noruega como agradecimento ao apoio inglês durante a II Guerra Mundial. Durante todo o mês até o Natal, o local recebe apresentações de coros de diferentes partes da Inglaterra que cantam músicas natalinas a partir do meio da tarde até a noite.
Além dos parques e mercados, fique atento ao fechamento de todo o comércio e transporte público no nos dias 24 e 25 de dezembro. Procure marcar com antecedência passeios a pontos turísticos e deixe os passeios ao ar livre e pertinho do hotel para os dias de feriado. Também programe os locais para as refeições. No dia 26 começa o “Boxing Day”, o maior período de liquidações no País.
Basiléia (Suíça):
Considerada a capital cultural da Suíça, a Basiléia é a terceira maior cidade do País e foi a primeira a inicial a tradição das feiras de Natal com mais de 20 mercados do tipo nos meses de novembro e dezembro. As ruas e prédios que já parecem saídos de um filme, durante todo o ano, ficam ainda mais lindos com as luzes e enfeites de natalinos. As feiras se espalham pelas ruelas pincipalmente no centro histórico.
No centro histórico faça um roteiro a pé e não deixe de visitar a Igreja evangélica Leonhardskirche originária do século XII e que abriga um mirante. Bem próxima, fica a praça Barfüsserplatz com mercado de pulgas e barraquinhas de Natal no fim do ano com atrações todos os dias. Em frente ao local, fica o Museu de Histórico da Basileia e a cinco minutinhos a fonte Tinguely Brunnen com um chafariz central e outros menores construídos com peças de ferragem que espalham água para todos os lados, sem ordem e que congela no pico do inverno.
Numa ordem aleatória, a melhor pedida é se perder pelas ruelas centrais que abrigam casas típicas com janelas coloridas e placas com nomes das famílias e data da fundação dos prédios.
Descendo pela Imbergässlein, fica o prédio da prefeitura, o Rathaus, com fachada em vermelho, relógio dourado e pinturas diferentes tanto na fachada como no pátio interno. Nos dias de semana é possível fazer uma visita interno e subir até uma das torres.
A catedral vale uma visita já que é um dos principais pontos da cidade com diferentes estilos arquitetônicos e considerada uma das mais impressionantes da Europa. Se tiver fôlego, suba até uma das torres e aproveite a visa da cidade e também do Rio Reno. Para encerrar o roteiro do dia vá até a ponte Mittlere Brücke e faça uma caminhada ao longo do Reno. Para quem quer reduzir a caminhada, na praça Barfüsserplatz, fica o ponto de informações turísticas onde é possível acessar um city tour onde é possível conhecer também algumas das fábricas mais famosas do mundo em fármacos e cosméticos.
Praga (República Tcheca)
Durante o período que antecede o Natal a cidade se transforma em uma aldeia natalina com muitos presépios e luz es além do cheiro de especiarias e vinho quente. Na noite de 24 para 25 moradores e turistas se reúnem na Praça Stare Mesto para esperar as badaladas da meia-noite do relógio astronômico. A cidade considerada uma das mais belas do mundo, reúne parques, monumentos e museus que contam a partir da arquitetura um pouco da história do país.
Também são atrações as pontes ao longo do centro urbano que podem ser vistas a partir de um cruzeiro turístico.
Entre os pontos turísticos um dos que chamam mais atenção é o Castelo de Praga, que foi residência de vários Reis da Boêmia. Construídos a partir de 870 hoje funciona no local a residência do Presidente do País.
Na cidade antiga comece o passeio na Powder Tower, torre construída para celebrar a coroação de um rei e que já teve várias funções militares. Conheça também a Charles bridge, o relógio astronômico que marca além das horas, a posição de vários corpos celestes. Castelos e museus também são atrativos turísticos e históricos como o parque Petrin Hill, com uma torre parecida com a Torre Eiffel, e os museus de Franz Kafka, e do Comunismo.
Madri (Espanha)
Madri que já é linda em outras épocas do ano, se ilumina com milhares de lâmpadas no período que antecede o Natal. Preocupados com questões energéticas e ambientais além da estética, designers criam uma infinitude de projetos que deixam a cidade brilhante nesta época. O
Mercado de Navidad na Plaza Mayor é o maior do período natalino e reúne presépios de todos os tipos entre outros artigos. Outro mercado importante é o Natal de Madrid, em Castellana.
Aproveite a estada para ver nas igrejas e centros culturais, a decoração especial com presépios de vários estilos e cenas religiosas. A cidade também tem a tradição das pistas de patinação e carrosséis, aqueles mesmo que a gente pensa que são coisas de filmes natalinos. Para quem viaja com crianças, não deixem de assistia aos espetáculos infantis no centro cultural com contos de fadas, bonecos e shows musicais. Para apreciar as luzes, faça o passeio no ônibus turístico Naviluz.