Blogueiros Pelo Mundo

Paraguai: muito além das compras

Quando alguém fala que vai viajar para o Paraguai logo vem a mente que será uma viagem para fazer compras. Ledo engano: vale a pena comprar alguns itens por lá porque custam bem menos que no Brasil, mas há muito o que visitar no país vizinho que é rico em destinos culturais e cheio de atrações interessantes. De Foz do Iguaçu até a capital do Paraguai Assunción são apenas 332 Km num percurso de ônibus. No entanto, as atrações começam bem antes:

Marco das Três Fronteiras: É verdade, ainda não estamos no Paraguai, mas é imperdível passar por esse ponto turístico antes de atravessar a Ponte já que do Brasil é possível avistar outros dois países, Argentina e Paraguai. A visita é paga e os ingressos podem ser comprados no site oficial. A atração fica a 6 km do Centro de Foz do Iguaçu e a abertura acontece às 15 horas então a dica é ir nesse horário e ficar pelo menos até o pôr do sol. O Marco foi revitalizado em 2016 e possui uma Vila Cenográfica com praça, fontes, restaurante e um mirante com vistas incríveis dos três países e o encontro dos rios Paraná e Iguaçu. Na entrada fica o Centro de Visitantes, construção inspirada nas Missões Jesuíticas – povoados indígenas criados por Padres Jesuítas entre os séculos 16 e 18, época do Brasil Colônia. Logo depois, fica o arco que dá acesso ao Obelisco, construído há mais de 100 anos e que marca os limites territoriais dos três países. É um muito bonito e fica dentro de uma fonte nas cores da bandeira brasileira.

  Depois do pôr do sol a Vila Cenográfica ganha ainda mais vida com as apresentações culturais de cada país da tríplice fronteira com danças típicas como o samba e o tango, ouvir histórias e lendas urbanas e admirar os figurinos.

Para terminar o dia a pedida é jantar em um dos restaurantes que trazem pratos típicos dos três países.

Ponte Internacional da Amizade: Ligando Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, foi construída entre as décadas de 1950 e 1960, tem 552,4m de comprimento, 13,5m de largura e 78m de altura. Os números fazem dela a Ponte com maior vão livre do mundo em obra de concreto (303 metros).

Usina de Itaipu: Logo na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, está localizada a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo até 2012 quando foi inaugurada a Usina de Três Gargantas, na China. Com geração de 14.000MW, Itaipu é uma hidrelétrica binacional, sendo utilizada por Paraguai e Brasil sendo responsável por abastecer 19% da produção de energia brasileira. A usina oferece visitas guiadas que permitem a exploração das instalações e acesso a explicações sobre a operação.

No entorno da Usina fica uma área de preservação ambiental chamada de Itaipu Binacional. No local é possível fazer passeio de barco no reservatório, trilhas, além de ver o espetáculo de luzes em Itaipu.

Centro Histórico em Assunção: Depois de pegar a estrada a próxima parada é a capital do Paraguai onde é possível fazer um tour pelo centro histórico de bicicleta ou a pé. O passeio deve incluir a Casa da Independência, onde o Paraguai declarou sua independência em 1811; a Catedral Metropolitana de Assunção e a Plaza de los Héroes, localização do Panteón Nacional de los Héroes, um monumento em homenagem aos heróis nacionais do Paraguai. Bela arquitetura e arte é o que promete e entrada essa viagem pelo região central da capital paraguaia que se completa com o Museo del Barro, que exibe uma impressionante coleção de arte popular paraguaia e o Museo de las Memorias, que documenta a história do regime ditatorial no Paraguai. Não deixe de conhecer também o Mercado Municipal de Assunção, onde você pode encontrar produtos locais e artesanato.

Missões de Trinidad e Jesús de Tavarangüé: As ruínas jesuítas mais preservadas da América do Sul estão no Paraguai já que são menos visitadas. Para a visita a sugestão é ir de excursão para a região de Encarnación, na cidade de Trinidad. Escolas, casas, hospitais são alguns dos vestígios das missões espanholas que chegaram ao País em no século XVIII encarregadas de catequizar e colonizar os índios. A  ruína de Jesús de Tavarangué, de 1685, faz parte das Misiones de los Treinta Pueblosos 30 povoados formados pelo jesuítas no Paraguai, Argentina e Brasil. Em Encarnación além de uma caminhada pelo casario colonial vale aproveitar a praia e orla.

Lago Ypacaraí em San Bernardino: Há menos de 50 Km de Assunção, fica San Bernardino, onde está localizado o Ypacaraí, um dos maiores lagos do país. O balneário local tem características alemãs e um parque aquático com atrações como o Museu Militar.

Chaco paraguaio: Esse é um programa para aventureiros então a pedida é ir de excursão ou ao menos alugar um carro 4×4. Para chegar até lá são dois dias de navegação pelo Rio Paraguai, de Concepción a cinco horas de Assunção até a estação em um barco com serviços de bordo e habitações individuais.

Na região, é possível fazer passeios pelo Rio Paraguai, pesca, trilhas e, com um pouquinho de sorte, encontrar jaguatiricas e onças-pintadas.

Entre as atrações, está ainda a estação biológica Tres Gigantes. Com três mil hectares de bosques e campos naturais chamados “Pantanal paraguaio”, exatamente pela proximidade com a região mato-grossense no Brasil. Fazendas e museus completam as atrações na região.

Ah, mas e as compras, valem a pena afinal? Claro que sim. Feito todo esse passeio pelo Paraguai é hora de voltar a Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil, junto à Ponte da Amizade.

Ciudad del Este: Para conhecer a cidade uma boa ideia é fazer um tour com agência de viagem com paradas na Catedral San Blas construída em 1964 em homenagem padroeiro do Paraguai. Também é imperdível a visita ao cassino mais tradicional paraguaio, o Acaray. Para quem quiser se aventurar são mais de 200 tipos de jogos para tentar a sorte. Perto dali fica a Mesquita Del Este Alkhaulafa Al-Rashdeen, um dos maiores templos muçulmanos da América do Sul. A um quilômetro do centro está o Lago de La República. No parque é possível observar um pouquinho do cotidiano de lazer das famílias e curtir barzinhos e restaurantes depois do anoitecer.

Vale a pena reservar um dia inteiro para as Cataratas do Paraguai, três cachoeiras, com cerca de 40m de altura, que se formam no Rio Monday, o maior afluente do rio Paraná.  São dois parques onde é possível ver as Cataratas do Paraguai: o Aventura Monday e o Saltos Monday, ambos localizados na cidade de Presidente Franco, a 8 quilômetros do centro de Ciudad del Este. O Parque Aventura Monday é maior, repleto de trilhas e mirantes com uma visão mais ampla para as quedas. Há também atividades como tirolesa, rafting, rapel, entre outras. Já o Saltos Monday tem como principal atração o elevador panorâmico, que dá acesso ao mirante inferior da cachoeira.

E agora sim, vamos as compras?

É bom esclarecer que Ciudad del Este é a 3ª maior zona franca de comércio do mundo perdendo apenas para Miami e Hong Kong. Além da variedade de produtos, a valorização do real brasileiro diante da moeda paraguaia é um convite as compras. Mas preste atenção: apesar de R$ 1 valer G 1. 415,77 (cotação em 04/10/2023), muitos produtos são cotados em dólar o que não compensa a compra.  Mas dependendo da escolha, comprar no Paraguai pode ser uma economia de até 50% em relação aos valores no Brasil. Cada pessoa tem uma cota de compras, até 500 dólares por mês. Acima disso tem que pagar imposto na aduana sobre o valor excedente.

Vale a pena comprar cosméticos; equipamentos de informática; smartphones; jogos eletrônicos; bebidas importadas e artigos esportivos.

Antes de comprar confira a quantidade de produtos permitida como por exemplo bebidas alcoólicas que tem limite de 12 litros. Também há produtos que são proibidas de trazer para o Brasil vindos do Paraguai como pneus; remédios; armas; animais. Na dúvida, consulte o site da Receita Federal para saber todos os detalhes, pois a lista é bem extensa.

Os melhores lugares para as compras são os shoppings e lojas nas ruas principais, mas há também bancas de ambulantes. No entanto lembre-se que nesses locais não há garantia dos produtos e tampouco a certeza de que os produtos passam pela fiscalização no retorno. De terças a quintas-feiras o movimento é mais tranquilo e o ideal é ir as compras mais cedo já que o comércio fica aberto das 7h às 16h.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.