Blogueiros Pelo Mundo

Vai para os Estados Unidos?

Se o destino escolhido for os EUA, depois de ter o passaporte em mãos, chegou a hora de se candidatar ao visto americano de não-imigrante.

O processo de solicitação se inicia acessando o site da embaixada americana, seguindo os passos ali apresentados, que são os seguintes:

  • preenchimento do formulário DS-160;
  • pagamento da taxa;
  • agendamento da entrevista.

Feito tudo isso, é só comparecer no local da entrevista que você escolheu (pode ser em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife ou Brasília), munido do passaporte válido por no mínimo seis meses além do período que se intenciona ficar nos EUA, página de confirmação do formulário DS-160 com código de barras impressa, passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (caso já tenha um), página de confirmação e instruções do agendamento impressa, uma foto 5 x 5 cm (2 x 2 polegadas) colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco.

É indicado levar junto na entrevista comprovantes que atestem o seu vínculo com o Brasil, tais como, contrato social de empresas que se tem sociedade, holerite caso seja contratado, escritura de imóveis, extratos bancários entre outras possibilidades.

A entrevista costuma ser para se assegurarem que o solicitante deseja apenas fazer turismo, (se o visto for B1/B2, se for outro tipo de visto, serão outros questionamentos), portanto serão feitas perguntas nesse sentido, como lugares que pretende visitar, quando, por que se interessa em ir para lá e etc. O oficial pode levar a entrevista em inglês ou em português, mas o ideal é que você esteja preparado para responder em inglês se esse for o idioma escolhido.

Ao final da entrevista, o oficial anuncia a aprovação (ou não) do visto.

Sendo aprovado, eles ficam com o passaporte e agenda-se um dia para a retirada dele já com o visto no CASV. Existe a possibilidade de ser enviado pelo correio também.

O que demora mais é o preenchimento do DS-160, que exige bastante atenção, sendo ele todo em inglês.

Ahhh, e no dia da entrevista, não se pode acessar o consulado com nada além dos documentos. Celulares e chaves precisam ficar em um guarda-volumes.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.