Blogueiros Pelo Mundo

Dez dicas para programar a viagem de fim de ano

Seja para comemorar as conquistas do ano que está indo embora, para relaxar ou fazer aquele balanço do que deu certo e recarregar as baterias para novos planos, fim de ano é um período em que todos querem estar em um lugar bacana. Um destino com festa ou com muita paz, com a família ou com amigos, o certo é que quase ninguém quer ficar em casa olhando filme no streming e comendo pizza congelada.

Para escolher o destino e entrar com o pé direito em 2024, o mais importante é planejar com antecedência, mas não se preocupe se ainda não começou esse projeto: a boa notícia é que ainda dá tempo.

Para ajudar, fizemos um top 10 para essa organização:

  1. Quanto posso gastar? Essa é a primeira pergunta a se fazer nesse planejamento. Estipular o orçamento é fundamental para os passos seguintes e evita perda de tempo com consulta por destinos que não estão no orçamento. É válido estipular um ticket médio por pessoa da família e a partir daí verificar os valores de passagens ou combustível, hospedagem, alimentação e um extra para imprevistos.
  2. De quantos dias disponho? Nesse réveillon 31 de dezembro será no domingo e 01 de janeiro na segunda-feira. Considerar então se a família poderá viajar apenas nos três dias de feriadão ou se poderá ficar fora a semana seguinte. Muitos hotéis oferecem pacotes de no mínimo 5 ou 7 dias para essa época. Definindo o período que a família dispõe já é possível eliminar algumas ideias iniciais e trabalhar dentro da realidade de destinos possível.
  3. Qual o objetivo da viagem? Pondere se a proposta é relaxar, fazer festa ou uma viagem turística daquelas de conhecer muitas atrações e caminhar bastante desbravando novos lugares. Essa definição facilita e delimita bastante a escolha do destino.
  4. Defina o destino: Com orçamento, duração da viagem e objetivo definidos fica bem mais fácil escolher para onde viajar. Nessa etapa vale fazer listinhas: se a proposta é praia por exemplo, liste as que preenchem as especificações dos passos anterior. Não adianta colocar na relação Rio de Janeiro se a ideia é ficar num lugar silencioso e com muito espaço na areia para banho de sol. Provavelmente a viagem será frustrante com o barulho dos fogos de artifício, shows e beira mar lotada.
  5. Escolha o transporte, mas antes pesquise os preços: Quanto mais tempo esperar para a compra de passagens, maiores as chances de não conseguir horários e rotas pensadas e de acabar gastando mais do que o previsto. Assim que achar que os valores estão ok para o orçamento, faça a compra. Se a proposta for viajar de carro, já marque uma revisão para estar com o veículo em dia a tempo do passeio.
  6. Reserve a hospedagem: Não espere muito porque quanto mais perto do fim do ano menos opções e preços mais altos. Se o orçamento está apertado, considere e coloque na ponta do lápis para ver o que vale mais a pena: ficar num hotel com refeições incluídas, alugar uma casa ou ficar numa pousada e fazer as refeições na rua? Leve em consideração que tempo também é dinheiro: será que vale a pena passar horas no supermercado e na cozinha ao invés de estar passeando? Novamente depende muito dos objetivos da viagem e dos hábitos e necessidades da família.
  7. Não esqueça de verificar a documentação necessária para a viagem: No caso de viagem para o exterior, garanta que passaportes estão na validade e a lista de vacinas necessárias para o país de destino. Para crianças e adolescentes menores de 16 anos, é preciso Autorização Eletrônica de Viagem, documento disponível na plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br). A autorização é necessária para o embarque de menores viajando sozinhos ou acompanhados por adultos (maiores de 18 anos) que não sejam os pais ou parentes próximos. Se a proposta é viajar de carro, verifique se os documentos do veículo e Carteira Nacional de Habilitação do motorista estão válidos, além do IPVA pago. Também é importante pensar no seguro, afinal, imprevistos podem acontecer e a viagem nesse caso sair cara e cheia de transtornos caso não aja o apoio de uma seguradora.
  8. Faça um roteiro: Não abra mão de nenhuma dica sobre o destino escolhido: consulte sites, blogs, influencers e pergunte à familiares e amigos que lugares conhecer, onde comer, quais os serviços disponíveis e operadoras. A partir daí, monte um roteiro verificando sites oficiais que indicam em quais dias as atrações abrem, valores e até compre ingressos com antecedência para evitar filas, garantir a entrada e conseguir descontos. O ideal é programar o passeio de acordo com a disponibilidade de tempo e a proximidade das atrações, por exemplo, dia 1 centro histórico, mercado público e restaurante típico. Para que a viagem não se torne cansativa, considere um tempo livre para uma visita extra como a um café ou lojinhas.
  9. Arrume as malas: Cuidado com o excesso de bagagem prejudicial para viagens de avião e também para as de carro ou ônibus. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece que passageiros podem levar dentro da cabine da aeronave, malas, mochilas ou bolsas com até 10 quilos sem custo adicional. No entanto, as dimensões e quantidade de volumes são determinadas pelas companhias aéreas. Para bagagem despachada, a maioria das empresas aéreas permite volumes com até 23 Kg por passageiro. Há taxas variadas por companhia pelo excesso de bagagem. Nas viagens de ônibus, também há regras: dentro do ônibus são permitidas bagagens com até 5 Kg por passageiro. As malas devem ter até 26 c 26 cm de profundidade, 78 cm de largura e 48cm de altura. No bagageiro, são permitidos volumes de até 30 kg por pessoa, com até 100 cm de comprimento, 50 cm de largura e 60 cm de altura. Se ultrapassar limite o passageiro paga um valor extra de 0,5% do preço da passagem por cada quilo excedido. Nas viagens de carro também é preciso ficar atento e ter bom senso. Apesar de não haver um limite estabelecido é importante pensar que quanto maior o peso que o veículo carrega, menor potência ou capacidade de locomoção do veículo. Além disso, volumes soltos ou que bloqueiem a visibilidade do motorista são proibidos e perigosos.
  10. Não se atrase: O check-in pode ser feito com antecedência pelo site de várias companhias aéreas, mas mesmo assim, não dê chance para o azar: chegue cedo ao aeroporto com duas horas de antecedência nos voos nacionais e três nos internacionais. Lembre-se que esse é um dos períodos mais conturbados nos guichês das companhias aéreas, então é melhor evitar o estress das filas. No caso de viagens de automóvel, pesquise os horários em que as estradas estarão mais tranquilas e vá com calma considerando a possibilidade de estradas lotadas. Faça contato com operadoras e locadoras caso vá alugar um veículo garantindo preços mais convidativos. Se for usar transporte público, consulte com antecedência itinerários e horários evitando perda de tempo com longas esperas.
  11. Relaxe: É descanso e você está se despedindo do ano que passou e recarregando as baterias para o que está chegando. Respire fundo e aprecie a vista e os momentos desse trajeto. Não perca seu tempo com irritação e brigas. Tome água, use protetor solar, respire e aproveite. E lembre-se que os perrengues fazem parte das melhores e mais engraçadas histórias do pós-férias.
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.